Trivela

Especiais

O PlayStation comemorou 20 anos de vida nesta semana, como bem mostrou o Kotaku. Foi em um 3 de dezembro lá de 1994 que a Sony entrou de vez na disputa por um lugar ao sol – ou na sua estante – ao colocar o console à venda no Japão. No ano seguinte, o Playstation chegaria às lojas do Ocidente e o mundo nunca mais seria o mesmo (a SEGA que o diga). A Sony até aproveitou para lançar uma versão de PS4 em homenagem ao PS1 (please come to Brazil!) Bom, de lá para cá, o Brasil foi pentacampeão, a Itália e a Alemanha foram tetra, o Brasil adotou o sistema de pontos corridos no Brasileirão, o Campeonato Inglês passou de tosco a melhor do mundo e o Campeonato Italiano de melhor do mundo a tosco. E, claro, que não poderia deixar de ser, o PlayStation teve muitos jogos de futebol. E resolvemos lembrar 20 deles (com a permissão do nosso irmão que entende de games de verdade, o Kotaku).

NOSTALGIA: Sony comemora 20 anos de PlayStation com vídeo pra lá de nostálgico
EUA: Fifa no videogame tem feito americanos gostarem mais de futebol
FM: Professor quer usar Football Manager para melhorar aprendizado na Escócia

Foi com o console da Sony aí que nasceu a tão falada geração PlayStation, que aprendeu a conhecer times do exterior jogando com eles (e isso inclui os times da J-League, afinal, quem não se lembra das versões de Winning Eleven que saiam primeira com os times japoneses?). Winning Eleven, aliás, ganhou muita força nesse tempo e tornou-se a principal aposta da Konami para o futebol. Não esqueçamos que a Konami foi também responsável pelo inesquecível International Superstar Soccer, que pintou no Super Nintendo e passou pelo Nintendo 64, mas chegou ao Playstation já com um nome um pouco diferente, ISS Pro, e com o engine do Winning Eleven. Não era mais o mesmo jogo. Aliás, naquela época, se dizia que o International Superstar Soccer do Nintendo 64 era o estilo arcade, enquanto o Winning Eleven, presente no PlayStation, era um simulador. Curiosamente, passados esses 20 anos, o PES, sucessor do Winning Eleven, atualmente é mais conhecido por ser arcade, enquanto o FIFA é mais simulador.

Foi nesse período também que a guerra entre FIFA e PES dominou o mercado de games de futebol. Primeiro, com o Winning Eleven derrubando a força do FIFA no fim dos anos 1990 e dominando toda a década de 2000, apesar das tentativas da EA Sports de retomar a ponta. Mas no final da década, a Konami abriu espaço com a falta de inovação e o FIFA voltou a ser o jogo de futebol mais vendido e dominando o mercado. É, o mundo muda. E por isso mesmo que resolvemos fazer esta galeria com 20 desses jogos que passaram pelos quatro PlayStation que existiram, o PS1, PS2, PS3 e, já mais recentemente, o PS4. Convidamos você a viajar conosco e, claro, dar a sua sugestão de jogo marcante que não entrou na lista e você queira falar. Não tenha dó de cornetar. A sabedoria popular diz que ninguém é incornetável, especialmente quando se fazem listas. Divirta-se!

Relembre nesse vídeo como era Winning Eleven 3 Final Version:

E que tal lembrar como era o Winning Eleven 4?

Trivela

VOLTAR AO TOPO