Trivela

Serie A

O Campeonato Italiano da próxima temporada copiará algumas particularidades da Premier League. Em uma reunião nesta segunda-feira, a Serie A anunciou que decidiu introduzir partidas na época do Natal e do Ano Novo, tradição antiga da Inglaterra, e que também pretende encerrar a janela de transferências de verão, a maior, entre julho e agosto, antes da primeira rodada. Fará o mesmo com a de inverno, em janeiro.

LEIA MAIS: A linda mensagem de Saponara para Astori: “Ó capitão, meu capitão, sempre meu capitão. Volte”

A Itália costumava ter uma pausa de inverno na época das festas, mas já nesta temporada fez alguns testes. Teve rodada completa em 30 de dezembro e partidas da Copa Itália entre 26 e 27 deste mesmo mês. Os resultados devem ter sido satisfatórios porque o presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano e comissário especial da Serie A, Giovanni Malagò, anunciou que, na temporada 2018/19 haverá três rodadas nos dias 22, 26 e 30 de dezembro.

Desta maneira, a Itália acompanhará a Inglaterra com partidas no Boxing Day, o dia depois do Natal. Mas, ao contrário da Premier League, a Serie A terá uma pausa de três semanas em janeiro. Retorna dia 20, com uma rodada da Copa Itália no dia 13. A competição secundária sofreu outra mudança. De acordo com Malagò, não será mais obrigatório que os cabeças de chave sejam mandantes nas fases em que há jogos únicos. Será realizado um sorteio aberto.

O mercado de transferências, por sua vez, também passará por mudanças importantes. Com o objetivo de evitar mexidas no elenco com a temporada em andamento, a Premier League aprovou, em setembro, o fechamento da próxima janela em 9 de agosto, um dia antes do começo do campeonato. A Itália fará o mesmo, encerrando os negócios em 18 de agosto. A Itália foi mais longe e modificou também a janela de janeiro, que fechará no dia 19 daquele mês.

Malagò disse que a Supercopa da Itália será mais uma vez antes do início da temporada. Está marcada para 12 de agosto, ainda sem um palco definido. “No momento, a hipótese é sediá-la em Roma, mas será indispensável sentir a disponibilidade dos dois clubes envolvidos porque pode ser uma boa ideia envolver uma cidade artística, uma cidade litorânea, para envolver o público alguns dias antes de Ferragosto (feriado de verão em 15 de agosto)”, explicou Malagò.

Trivela

VOLTAR AO TOPO